Redação AI 13/10/2004 – A Novartis está apresentando ao mercado brasileiro um novo conceito no controle da coccidiose aviária. A vacina CoxAbic, formulada em emulsão oleosa, introduz um método único de controle contra a doença em frangos de corte, por meio da transferência de imunidade maternal (da galinha ao pintinho), protegendo as jovens aves em seu início de vida.
“A CoxaBic também desenvolve imunidade ativa contra todas as Eimerias”, explica Fábio Mello, gerente de Produtos para Avicultura da Novartis. De acordo com o gerente, a vacina garante a produção de frangos sem resíduo, desempenho equivalente ao dos anticoccidianos, a entrega de frangos ao frigorífico a qualquer momento e ainda dispensa o trabalho de granjeiros e incubatório.
Outra novidade da Novartis é própria inclusão de Mello à equipe técnica do laboratório. Fábio é veterinário formado pela Universidade de São Paulo e atua na avicultura desde 1989. Carrega experiência e passagens por várias empresas do setor avícola, assim como especialização em patologia aviária. Também atuou como professor em cursos de pós-graduação da Universidade de Cuiabá (MT) na disciplina de doenças das aves.
Segundo Mello, seu ingresso à Novartis Saúde Animal vem completar o trabalho de assistência e de gerenciamento técnico da linha avícola. “Meu objetivo é somar com a atual equipe da Novartis trabalho e esforço conjunto, buscando a excelência na prestação de serviços e na proposição de soluções aos clientes de avicultura”, revela. Hoje, a equipe técnica da Novartis, incluindo o gerente de Negócios e gerente Comercial, é composta por seis veterinários, um engenheiro agrônomo e uma farmacêutico/bioquímico.
Mello ainda ressalta que a Novartis Saúde Animal, por meio de linhas de produtos inovadores, trabalha sob o conceito de aves limpas (clean bird concept), ou seja, sem riscos de levar ao consumidor final quaisquer resíduos químicos nas carnes das aves.