A Associação de Criadores de Suínos da Tanzânia (Tapifa) disse que o país do leste africano importa 52 mil toneladas de carne suína anualmente.
A Tapifa, uma organização membro do setor privado que defende o crescimento e a competitividade da indústria de suinocultura no país, informou que a Tanzânia estava produzindo apenas 27.000 toneladas de carne suína anualmente.
Os dados foram apresentados pelo secretário da Tapifa, Collins Ritenga, num encontro entre criadores de suínos e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), realizado na região de Mbeya, no planalto sul da Tanzânia.
De acordo com Ritenga, o encontro reuniu produtores de suínos das regiões de Mbeya, Iringa, Katavi e Rukwa para discutir estratégias visando o controle da peste suína africana, que tem sido um grande desafio nas regiões montanhosas do sul.
Mais de 500suínos foram mortos pela peste suína africana no distrito de Kahama, na região de Shinyanga, no norte da Tanzânia, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.