Da Redação 22/10/2004 – O ministro da Administração Geral para Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, Li Changjiang, virá ao Brasil para discutir a ampliação do comércio bilateral de produtos do agronegócio. A visita deve ocorrer entre os dias 9 e 14 de novembro.
Antes da visita do ministro da Quarentena, uma missão composta por cinco técnicos chineses deverá preparar os documentos e os principais itens para negociação. Inicialmente, esta missão técnica ficará no Brasil entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro. Segundo o diretor da Divisão de Cooperação Técnica e Acordos Sanitários Internacionais do Ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro, os documentos preparados pela missão técnica do Ministério da Quarentena deverão ser assinados durante visita oficial do presidente da China, Hu Jitao, ao Brasil, que ocorrerá de 11 a 16 de novembro.
Os temas propostos pela parte chinesa para elaboração de protocolos envolvem o comércio de óleo de soja, carne bovina, carnes de aves, envoltórios naturais (tripas), soja em grãos, frutas de ambas as partes e registro de frigoríficos. O Brasil sugeriu incluir o item sobre importação de frutos do mar da China.