Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil-China

Missão chinesa e técnicos brasileiros discutem ampliação do comércio.

Da Redação 28/10/2004 – A missão técnica da Administração Geral para Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena da China (AQSIQ) chegou nesta quarta, dia 27, ao Brasil. O grupo se reuniu pela manhã com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano, para discutir propostas de facilitação do comércio bilateral. A vinda da missão precede a visita oficial do presidente da China, Hu Jintao, ao Brasil entre 11 a 16 de novembro.

Entre os atos que serão assinados pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da China, por ocasião da visita de Hu Jintao, estão protolocos sobre requisitos sanitários e fitossanitários de exportação de carne bovina e de aves, frutas cítricas, soja e óleo de soja para o país asiático. A China, por sua vez, tem interesse em exportar para o Brasil envoltórios naturais (tripas), as frutas longan e lichia e pescados. O ministro da Quarentena da China, Li Chiangjiang, que estará no Brasil no período de 9 a 14 de novembro, e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, deverão estar presentes na assinatura dos atos.

A missão chinesa, composta por cinco membros, e uma equipe técnica do Mapa estão elaborando as propostas dos protocolos. A expectativa é de que os protocolos estejam concluídos até quinta. Os chineses também farão visitas técnicas a uma indústria de óleo de soja e a um frigorífico. Na reunião desta quarta-feira no Mapa, Maçao Tadano apresentou aos chineses informações sobre a agricultura brasileira e a atuação da Secretaria de Defesa Agropecuária na manutenção do patrimônio sanitário e fitossanitário nacional.

Ele também ressaltou o papel da secretaria no controle da qualidade dos alimentos oferecidos aos consumidores brasileiros e estrangeiros. Representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec), Associação Brasileira de Frigoríficos, também apresentaram à missão chinesa o perfil dos respectivos setores.