Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Guerra ao protecionismo

Brasil e Austrália pressionam pela redução de subsídios agrícolas.

Da Redação 04/11/2004 – O subsecretário de assuntos econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Clodoaldo Hugueney, afirmou, nesta quarta, dia 3, que Brasil e Austrália vão pressionar os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) a adotarem medidas específicas contra os subsídios agrícolas. A expectativa é reduzir a ajuda até o próximo encontro da OMC, que ocorre no ano que vem em Hong Kong.

A Austrália, líder dos 17 países-membros do grupo de livre comércio Cairns, e o Brasil, líder do grupo dos 20 países em desenvolvimento, alegam que os subsídios diminuem os preços mundiais das commodities e distorcem o comércio. O tema, entretanto, continua politicamente sensível nos Estados Unidos, Japão e União Européia.

As conversações da Rodada de Doha sobre a reforma comercial da OMC falharam em Cancún, no México, em setembro de 2003, devido a resistência à mudança de muitas nações. As conversações foram retomadas em julho, quando membros da organização em Genebra, na Suíça, chegaram a um acordo, a princípio, para reduzir os subsídios às exportações agrícolas. A OMC tem agora mais de um ano para definir a data e a porcentagem das reduções.