Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Santa Catarina volta a exportar para a Rússia

Governo russo suspende parcialmente embargo às carnes brasileiras.

Da Redação 16/11/2004 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu hoje (16/11) um comunicado oficial do Serviço Federal de Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia informando sobre a suspensão parcial do embargo aos produtos de origem animal exportados pelo país.

A medida vale apenas para Santa Catarina, único Estado reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa “sem vacinação” as demais 14 unidades da federação têm o status internacional de livre “com vacinação”. As vendas à Rússia estavam paralisadas desde setembro, quando foi descoberto um foco de febre aftosa em Careiro da Várzea (AM), uma ilha localizada a 26 km de Manaus.

Em Piracicaba (SP), onde participa do 1o. Seminário Nacional sobre Biocombustíveis, o ministro Roberto Rodrigues afirmou que a decisão russa foi “alvissareira” e que poderá ser estendida aos outros estados reconhecidos livres com vacinação até a visita ao país do presidente russo, Vladimir Putin, na próxima semana. “Pelo fato de Santa Catarina ser o único Estado livre de aftosa sem vacinação, entendo que a decisão do governo russo foi um gesto de boa vontade. Há a expectativa de evoluirmos para a abertura do mercado russo aos demais Estados brasileiros livre da aftosa com vacinação até a chegada do presidente Putin”, disse. O ministro lembrou que Santa Catarina é o maior exportador de suínos e um dos maiores exportadores de frangos do País.

Informação
– Rodrigues informou ainda que uma missão russa já está no Brasil para avaliar a situação sanitária do rebanho brasileiro após a constatação do foco de febre aftosa no Amazonas. Os técnicos russos devem reunir-se hoje com o secretário de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano.

O comunicado, assinado pelo vice-diretor Evgueni Nepoklonov do serviço russo, solicita ainda ao Ministério da Agricultura informações adicionais sobre as alterações na situação da febre aftosa no Brasil, assim como medidas de prevenção e luta contra a doença tomadas pelo País.