Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OMS alerta que gripe do frango pode virar epidemia

A advertência foi feita em uma conferência, em Bangcoc, com a participação dos ministros da Saúde da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), China, Coréia do Sul, Hong Kong e Japão.

Da Redação 25/11/2004 – A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje (25/11) que a gripe do frango está prestes a se transformar em epidemia generalizada. A informação é da agência de notícias internacional EFE e foi divulgada esta manhã pelo portal Terra. Segundo a nota, a epidemia da grife do frango poderá atingir 30% da população mundial.

A advertência foi feita em Bangcoc, durante a recente conferência da entidade, com a participação dos ministros da Saúde da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), China, Coréia do Sul, Hong Kong e Japão, para garantir a cooperação na luta contra a gripe do frango.

A reunião, promovida pela OMS, foi realizada quando ainda na Ásia são registrados esporádicos surtos da gripe do frango, que causou 20 mortes no Vietnã e outras 12 na Tailândia desde o início do ano. As autoridades de saúde da Tailândia, no entanto, já admitiram que irão demorar pelo menos três anos para erradicar a gripe do frango no setor avícola nacional, apesar das medidas de controle que já são adotadas como o sacrifício das aves doentes ou em perigo de contrair a doença.


Vacinas

Caso surja uma pandemia mundial de gripe do frango, como já temem alguns especialistas, o Instituto Butantan, em São Paulo, deve se converter no quartel-general da resistência brasileira à doença.

Segundo nota publicada pelo jornal Folha de São Paulo, o órgão já está se preparando para esse papel. Até o final do ano, deve ser apresentado ao Ministério da Saúde e à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) um projeto para a compra de biorreatores e a construção de um laboratório P3 (o segundo nível de segurança mais alto) no Butantan para o desenvolvimento de uma técnica de fabricação de vacinas para gripe que possa contra-atacar caso o vírus que hoje vitima as aves acabe por se espalhar pelo mundo e contamine fortemente as populações humanas.

A idéia é desenvolver um método mais moderno para a produção de vacinas antigripais, meta que hoje também é perseguida pelas grandes companhias do mundo desenvolvido. O único método aplicado hoje em dia para a fabricação das vacinas de gripe utiliza justamente ovos de galinha, em que várias cepas do vírus alteradas para não causar a doença são injetadas e cultivadas.