Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Caso suspeito de influenza aviária em humano em Vitória (ES) é analisado

O paciente está apresentando sintomas gripais leves e, de acordo com o protocolo de vigilância sanitária, encontra-se em isolamento e sendo monitorado pelas equipes de saúde do município

25.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net
25.01.2012. Foto: Marcos Peron/virtualphoto.net

Foi emitido um comunicado pelo Ministério da Saúde, no qual é informado que o órgão está acompanhando e fornecendo o suporte necessário ao Estado do Espírito Santo desde a notificação de um caso suspeito de influenza aviária em humano em Vitória (ES), ocorrida nesta quarta-feira (17).

Segundo o ministério, o indivíduo em questão é um homem de 61 anos que trabalha em um parque onde uma ave foi encontrada com resultado positivo para a doença. O paciente está apresentando sintomas gripais leves e, de acordo com o protocolo de vigilância sanitária, encontra-se em isolamento e sendo monitorado pelas equipes de saúde do município.

Segundo o ministério, “a amostra do paciente suspeito e de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. Após a análise, as amostras também serão enviadas para a Fiocruz, que é o laboratório de referência para o Estado”.

O ministério ressaltou, ainda, que “não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. E, de acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada”.

O Ministério da Saúde reforçou, por meio de nota técnica, as orientações para vigilância em diante de possíveis casos suspeitos de influenza aviária em humanos após o alerta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na segunda-feira (15), dos primeiros casos em aves silvestres no Espírito Santo.