O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (20) que a suspeita de gripe aviária em um funcionário do Parque da Fazendinha, no Espírito Santo, foi descartada. A suspeita surgiu após a descoberta de uma ave com a doença no local.
Segundo informações do ministério, apenas um dos 33 funcionários do parque estava sob observação e aguardando o resultado do teste. No entanto, os resultados laboratoriais revelaram que o caso suspeito de gripe aviária teve resultado negativo para todos os alvos testados, ou seja, foi descartado o diagnóstico de Influenza Aviária (H5N1). Das outras 32 amostras, 30 foram negativas para todos os alvos testados, enquanto duas testaram positivo para vírus que já estavam em circulação, Influenza A e Influenza B.
Ainda há dois pacientes aguardando resultados, pois apresentam sintomas que se enquadram na doença. Um dos pacientes já teve o caso descartado, mas as amostras dos outros dois foram coletadas e estão em análise. Todos os pacientes foram isolados e estão sendo monitorados pelas equipes de saúde.
As amostras foram enviadas ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para análise, após encaminhamento do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. O Ministério da Saúde orientou a busca ativa para investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais suspeitos.
É importante ressaltar que a gripe aviária é uma doença transmitida por aves infectadas e não ocorre transmissão sustentada entre humanos. O Ministério da Saúde está acompanhando de perto a situação e tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população.