Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Controle

ABPA esclarece medidas da Portaria 587 do Ministério da Agricultura

Medida visa agilizar ações de monitoramento e não afeta status sanitário do Brasil

ABPA esclarece medidas da Portaria 587 do Ministério da Agricultura

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) emitiu uma nota para comentar a recente publicação da Portaria 587 pelo Ministério da Agricultura. Segundo a entidade, essa portaria, que declara estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido à detecção de casos de influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres, é uma medida previamente planejada e amplamente discutida pelo ministério em colaboração com o setor produtivo.

A ABPA destaca que o principal objetivo dessa portaria é simplificar os processos e ganhar agilidade nas ações de monitoramento e possíveis medidas de mitigação. A entidade ressalta que se trata de uma medida preventiva, buscando uma resposta mais rápida por meio da integração entre o ministério e os órgãos estaduais, além da alocação de recursos, entre outras ações.

A associação reafirma que essa decisão não afeta o status do Brasil como país livre da enfermidade, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), uma vez que não há registros da doença na produção comercial. A ABPA ressalta a importância da transparência e do papel de liderança do Ministério da Agricultura nesse processo, que se concentra no monitoramento de ocorrências em aves silvestres em território nacional.

Assim, a ABPA enfatiza a cooperação contínua entre o setor produtivo e o Ministério da Agricultura para garantir a segurança e a qualidade da produção de carnes de frango e suína, assegurando que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para proteger a saúde animal e a sanidade do setor.