Redação AI 10/01/2003 – Cientistas da Unidade de Investigação Agrária de Mississipi (EUA) desenvolveram uma máquina chamada, “vacinadora CPJ”, têm a capacidade de vacinar as aves a uma velocidade muito maior que os métodos tradicionais. Desde de o segundo semestre de 2001, esta nova ferramenta está sendo testada pela empresa Cal-Maine Foods, Inc, de Mississipi que tem um criatório com 3 milhões de aves.
A rapidez com que o novo aparato permite vacinar as aves, é muito elevado. Atualmente vacinar 75.000 aves com os métodos tradicionais necessita-se de cinco pessoas durante 45 minutos, com o novo método só é necessário duas pessoas durante 7 minutos.
Na empresa em que os testes estão sendo realizados e que conta com 3 milhões de aves, antes se necessitava em uma semana para a vacinação de todos os animais, mas agora, com o CPJ, se vacina o mesmo volume de aves em meio dia.
A nova máquina pulveriza a vacina líquida, uniformemente sobre as aves, de forma efetiva e silenciosa. Desta forma se pode proteger as aves contra a microplasmose, bronquite infecciosa e a doença de Newcastle.