Redação AI 21/01/2003 – Inspeção de Segurança e Controle de Qualidade com sistema de alta definição é o que há de mais cobiçado entre as empresas de processamento de carnes. A tecnologia conhecida como Machine Vision, desenvolvida por pesquisadores do Georgia Techs Agricultural Technology Research Program, mostra grande vantagem sobre as tradicionais com visualização em telas já utilizadas.
Diferente da visualização quadro a quadro feita a olho nú, esta técnica permite fazer, por meio de uma espécie de raio X avançado, uma análise a fundo dos defeitos das carcaças de frango que passam desapercebidos na prática de inspeção atual nas linhas de abate.
Nas empresas de processamento, o número de telas de alta definição vem aumentando e assegurando um benefício ao produto como um todo. Duas atividades em particular são destaques pelo seu efeito imediato: a detecção de contaminação fecal e a detecção de imperfeições, onde o sistema Machine Vision atua com mais impacto.
Análise
Uma câmara digital capta a imagem da ave e leva as informações para um sistema computadorizado que, através de um sofisticado sistema de informação, compara desde os defeitos mais simples aos mais sofisticados nas carcaças como: infecções, asas quebradas, aves de tamanho irregular, esmagamento, cavidades ocas, etc.
(Tradução: Glaucio Amaral)