Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Chapecó volta a atrasar entregas

Sindicato dos Criadores de Aves de SC promove reunião hoje (24) para tentar regularizar a situação.

Da Redação 24/01/2003 – A Chapecó Alimentos continua atrasando o fornecimento de ração e os pagamentos, causando morte de aves no Oeste de Santa Catarina. Em virtude disso, o Sindicato dos Criadores de Aves do Estado (Sincravesc) convocou uma reunião para hoje (24), às 19h30min, na sede da entidade, com o objetivo de discutir ações para normalizar a situação.

O presidente do Sincravesc, Valdemar Kovaleski, disse que recebeu dezenas de ligações de associados reclamando dos freqüentes atrasos, tanto no fornecimento de alimento para os animais quanto no pagamento. Alguns avicultores, como Nivaldo Bianchi, perderam 2 mil frangos no último lote, por falta de ração.

Suínos – A situação também atinge os suinocultores. Bruno Giuriatti, de Chapecó, teve que pedir emprestado ração para vizinhos. Kovaleski destacou que o problema vem se arrastando há cerca de sete meses. No final do ano passado, a situação deu uma normalizada, mas voltou a piorar nas últimas semanas. Ele citou que, em Cascavel (PR), os abates foram suspensos e o alojamento nas propriedades deve ser retomado em março. Os funcionários recebem férias coletivas.

O presidente do Sincravesc alertou que além do prejuízo aos criadores, a mortalidade de animais representa um risco sanitário. Os animais debilitados também ficam mais suscetíveis ao aparecimento de doenças.

A empresa foi procurada mas não foi possível realizar contato com os diretores autorizados a fornecer informações.