Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Denúncia

Salsicha com soja transgênica é detectada em SP.

Redação SI 17/03/2003 – O Grupo Pão de Açúcar, dono da marca Extra, ao ser informado desse resultado, declarou através de um comunicado que irá tomar as providências necessárias para evitar novas contaminações. De acordo com a empresa, o fornecedor já foi contatado e a partir da próxima semana serão realizados testes de contra-prova da matéria-prima utilizada na fabricação dessa salsicha.

Ao garantir ao consumidor produtos livres de transgênicos, esta empresa está respeitando a opinião da maioria dos brasileiros, que prefere alimentos sem transgênicos. Outras marcas, como a Nestlé, que já teve produtos denunciados, deveriam fazer o mesmo, afirma Tatiana de Carvalho, assessora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace. Segundo uma pesquisa de opinião realizada pelo IBOPE em dezembro de 2002, 71% dos entrevistados afirmaram preferir consumir alimentos que não contivessem transgênicos. O produto foi comprado em um supermercado da rede em São Paulo e pode ainda estar em comercialização, já que seu prazo de validade é de 23 de março. Para o Greenpeace, o supermercado Extra deveria retirar este lote das prateleiras, a fim de respeitar a legislação vigente.

No Brasil, existem 36 marcas de alimentos, como a Sakura e a La Basque, que já garantiram ao consumidor produtos livres de transgênicos. No final de abril, o Greenpeace irá lançar a segunda edição do “Guia do Consumidor – lista de produtos com e sem transgênicos”. Além de atualizar o posicionamento das principais indústrias de alimentos frente à questão dos transgênicos, este guia incluirá 40 novas empresas atuantes no mercado brasileiro.