Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultores de SC vão a Brasília

Na próxima quinta-feira (24), missão catarinense alegará em Brasília que não há empecilhos para a exportação de carne suína à Rússia.

Redação SI 21/04/2003 – Uma missão catarinense deve viajar a Brasília na próxima quinta, 24, para uma audiência com o secretário nacional de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano. Devem estar presentes o secretário de Agricultura de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, o presidente da Abipecs, Pedro Benur Bohrer, o presidente do Sindicato das Indústrias das Carnes, José Zeferino Pedrozo e o secretário‑geral da Federação da Agricultura de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri. Desencontros entre informações do governo estadual e federal estão prejudicando os suinocultores catarinenses.


O secretário Moacir Sopelsa disse que a reunião servirá para fechar o documento que será encaminhado ao governo russo sobre a situação da Aujeszky em Santa Catarina.

O governador Luís Henrique da Silveira recebeu no dia 11 de abril um documento do embaixador da Rússia no Brasil, Vaffili Gromov, onde reitera a intenção de retomada da compra de carne suína de Santa Catarina a partir deste mês de abril. Portanto não haveria restrição por parte dos russos.

Sopelsa acredita que na reunião de quinta poderão ser prestados os últimos esclarecimentos que estão emperrando a volta das exportações. Para o secretário, é improvável que Santa Catarina perca espaço para outros Estados nas vendas para o mercado russo. Ele acredita que até o final do mês já poderá iniciar os embarques da carne catarinense.