Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Veto político e CPI

Deputado defende proibição do ingresso de suínos catarinenses no RS.

Redação SI 05/05/2003 – Nesta sexta, dia 2, o deputado Elvino Bohn Gass defendeu a proibição da entrada de suínos vivos provenientes de Santa Catarina em território gaúcho. Para o deputado, esta será a única forma de proteger o rebanho suíno gaúcho do vírus do mal de Aujeszky (moléstia infecto-contagiosa que ataca, preferencialmente, os suínos) que já vitimou animais no Estado vizinho.

“Animais continuam morrendo em Santa Catarina e as barreiras que o Governo anunciou são tardias. A medida mais segura, hoje, é mesmo o retorno da proibição”, disse Bohn Gass, lembrando que a entrada de suínos catarinenses no RS estava proibida durante o governo de Olívio Dutra.

A audiência da comissão também decidiu pela criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Carnes na Assembléia Legislativa. Bohn Gass é favorável à CPI e sugere que a comissão seja divida. Para o petista, deveriam ser criadas as sub-relatorias da bovinocultura, da suinocultura e da avicultura.

Os deputados vão encaminhar o pedido de criação da CPI na próxima semana. O presidente da comissão de Agrigultura e Pecuária, Jerômino Gergen, conseguiu o apoio de 30 parlamentares para oficializar a iniciativa.