De acordo com o autor, o dicionário foi elaborado no sentido de ser útil aos agricultores, criadores, profissionais ou estudantes de agronomia, carreiras correlatas e outras, como jornalismo. Envolve, entre muitos outros, temas como as culturas, animais domésticos, técnicas de cultivo ou de criação relacionadas etc, explica. O livro incorpora ainda sintéticas biografias de nomes indissoluvelmente ligados à agricultura em todo o mundo, além dos legados mais marcantes.
Também dada uma especial importância ao quadro do ambiente e da sua conservação, especialmente pelo destaque conferido aos processos de uma agricultura de tecnologias brandas, desenvolvida em bases permanentes e conservacionistas. Ao longo de todo o trabalho de elaboração deste livro foi exercido um esforço especial, visando uma definição confiável dos termos mais necessários no campo, laboratórios e universidades.
O autor – João da Costa é engenheiro agrônomo e consultor técnico independente nas áreas de agricultura e de meio ambiente. Foi aluno laureado de sua turma na Universidade Federal Rural de Pernambuco, quando recebeu o Prêmio Sanbra. Exerceu as funções de Diretor Geral do Instituto de Pesquisas Agronômicas de Pernambuco, Diretor Geral do Departamento de Fomento Agropecuário do mesmo estado e Assessor da Diretoria do Departamento de Agricultura da Sudene. Tem sido um estudioso dos problemas ligados à agricultura brasileira e foi um dos primeiros a introduzir na grande mídia a preocupação pelas questões ambientais ligadas à atividade rural, como responsável técnico do programa Globo Rural e da Revista Globo Rural. Recebeu, em 2001, o Diploma de Mérito Agronômico pela Academia Pernambucana de Ciência Agronômica.
Informações: Veja
aqui