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Marketing estratégico

Workshop de Marketing retratou as principais estratégias para o agronegócio brasileiro.

Da Redação 22/05/2003 – O Brasil deve movimentar este ano R$ 10 bilhões no setor do agronegócio. Para mostrar as maneiras de fazer esse número aumentar ainda mais e entender o gerenciamento desse mercado, foi criado o 1 Workshop de Marketing para o Agribusiness. O evento foi realizado em Florianópolis (SC), durante a AveSui 2003 Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos e organizado pela Gessulli Agribusiness, com o apoio da Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR).

A primeira das cinco apresentações do workshop foi a do engenheiro agrônomo e consultor de agronegócios Nivaldo Carlucci, também presidente da ABMR. Sob o título O marketing do agronegócio, Carlucci mostrou que “já passou da hora de o Brasil vender melhor o que já produz muito bem”. Para mostrar como inserir o País no contexto de alta competitividade do mercado internacional, o palestrante falou sobre a história do surgimento do marketing moderno, as especificações no sistema de produção rural e explicou o que agrega valores e como deve funcionar a relação produto/cliente.

Como se destacar através da comunicação foi o assunto da publicitária, sócia-proprietária da Agência Saviezza e diretora de Comunicação da ABMR, Simone Rodrigues. “Não é à toa que até a Rede Globo, por meio de uma série de reportagens especiais no Jornal Nacional está mostrando o Brasil que dá certo”, explica Simone. Ela diz que apesar de o termo Brasil que dá certo ser “batido”, ele é verdadeiro, mas que nem sempre os produtores rurais conseguem equiparar o sucesso dessa imagem de dentro para fora da porteira. Enfim, eles algumas vezes não atingem o mercado com o potencial que deveriam.

O Workshop de Marketing Rural da AveSui 2003 também contou com a participação da palestrante Rosângela M. Rocco Catroppa, coordenadora de marketing da empresa Basf S/A, cujo tema abordado foi Uma Visão estratégica para aplicação dos recursos de marketing. Segundo Rosângela, não existe uma receita eficiente de comunicação. “O importante é identificar quais são os objetivos, ou seja, qual o mercado específico que a empresa deseja atingir para ampliar suas vendas.”

O palestrante André Luiz Locatelli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore (ACNB), que tem a campanha “Carne Nelore Natural”, mostrou a importância de promover este tipo de carne como uma marca e não apenas como um commodity qualquer. “Não só para o reconhecimento nacional, onde cerca de 80% do rebanho de corte nacional são de gado Nelore, mas também para o mundo”, ressalta Locatelli.

O debate foi encerrado pelo jornalista Bruno Blecher, editor do jornal AgriMídia, nova publicação da Gessulli Agribusiness. Blecher discutiu as novas tendências do mercado, campanhas de publicidade e a proposta editorial do jornal. “O foco do AgriMídia envolve toda a cadeia produtiva, ou seja, da fazenda até o prato”, explicou Blecher. “Um bom exemplo, retratado na úlima edição do AgriMídia, é o caso da rede Frango Assado, uma empresa que valoriza o agronegócio, com sua história de 50 anos no mercado brasileiro e contribuindo para o desenvolvimento do setor no País”.