Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Novos casos de gripe aviária são confirmados no Brasil, totalizando 30 registros

Casos notificados em aves silvestres não afetam o status do Brasil como um país livre de IAAP, nem resultam em restrições ao comércio internacional

Novos casos de gripe aviária são confirmados no Brasil, totalizando 30 registros

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), divulgou a identificação de cinco novos casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em aves silvestres no Brasil. Com isso, o país alcança um total de 30 registros. É importante ressaltar que não há ocorrência de infecções em humanos confirmadas no território brasileiro.

Segundo informações do ministério, outras seis investigações estão em andamento, com a coleta de amostras, mas ainda aguardam resultados laboratoriais conclusivos.

Os casos notificados em aves silvestres não afetam o status do Brasil como um país livre de IAAP, nem resultam em restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O Ministério da Agricultura está atuando de forma rigorosa no monitoramento e controle da situação, adotando as medidas necessárias para preservar a sanidade avícola do país. É importante que a população esteja ciente da situação, mas não há motivo para alarme, pois as devidas precauções estão sendo tomadas para proteger a saúde pública e a produção avícola nacional.