Cabos protegidos
Tramontina introduz antibiótico nos cabos de facas para evitar contaminações.
Da Redação 23/06/2003 – O presidente da Tramontina, Clovis Tramontina, firmou acordo com a americana Microban Products Company, para ser a detentora exclusiva do Microban, no segmento de cutelaria profissional no Brasil. A proteção antimicrobiana passa a ser incorporada aos cabos da Linha Profissional Master (composta de facas, chairas, espátulas e acessórios) para assegurar ainda mais higiene, necessária na indústria de alimentos.
A estimativa é de que a nova tecnologia gere um incremento de 50% na venda de facas profissionais no mercado interno. Atualmente, a Tramontina tem capacidade de produção para 20 mil facas profissionais ao dia e comercializa cerca de 15 mil peças/dia. Do total produzido, 50% é destinado ao consumidor interno e o restante para o exterior. A empresa chega a comercializar 70% do que produz. Já estão sendo realizadas tratativas para que as facas com Microban da Tramontina também sejam introduzidas nos mercados de exportação como os Estados Unidos, México e América Latina. A capacidade de produção tem potencial de ampliação de 50% a curto prazo.
Sem contaminação
O Microban é incorporado para neutralizar o crescimento de bactérias, leveduras e fungos que causam contaminação e odores nos cabos. O ingrediente ativo da tecnologia é aprovado para usos em contato com alimentos e água pelo Comitê Cientifico (SCF) em Alimentos da União Européia e pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos. É usado em cozinhas profissionais, escolas, hospitais e lares em todo o mundo, mantendo os utensílios e instalações mais limpas.
A proteção é permanente, age durante a vida útil do produto, pois o Microban regenera-se de dentro do polímero, mesmo sendo removido de sua superfície. A faca pode ser lavada sem perder a ação antimicrobiana. O investimento no produto americano não será repassado ao consumidor final, que receberá um produto com maior valor agregado pelo preço que costumava pagar.