Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Serviços de inspeção e de defesa sanitária

Criadores gaúchos pedem ações mais intensivas no trabalho de sanidade animal.

Redação SI 08/07/2003 – O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, determinou à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado a adoção de medidas para aperfeiçoar os serviços de inspeção e de defesa sanitária do Departamento de Produção Animal (DPA).

Há tempos, os suinocultores reivindicavam ao secretário da Agricultura, Odacir Klein, a ampliação de ações de sanidade animal na região. Alguns dos pedidos feitos pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul e pela Associação de Secretários da Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari dizem respeito à formação de convênios para instalação de inspetorias veterinárias, com objetivo de apressar a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA). Pedem também a contratação de três veterinários para atuarem na Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa) e na inspeção de frigoríficos e agroindústrias.

Os criadores também solicitaram apoio no caso das renegociações de financiamentos com instituições bancárias. Klein disse que irá dialogar com dirigentes do Banco do Brasil, Banrisul, Agência Gaúcha de Fomento, Sicredi e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para que possam encontrar soluções para a questão.