Redação AI 11/07/2003 – Uma missão técnica da União Européia encerrou ontem (10) a visita para avaliar a presença de nitrofurano na carne de frango brasileira. Foram inspecionados diversos laboratórios, abatedouros e granjas em seis estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Como resultado da visita, técnicos encaminharão ao governo brasileiro um relatório preliminar em 20 dias, mas fizeram algumas recomendações. A missão, entretanto, não se posicionou sobre o pleito do Brasil para que não sejam mais analisadas todas as cargas de aves embarcadas para lá e, sim, apenas 10% do volume.
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, José Amauri Dimarzio, a missão solicitou que sejam harmonizados os controles laboratoriais e as regras de proibição de produtos veterinários do País e do Mercosul. Segundo Dimarzio, foi proposto ainda que o governo contrate uma auditoria para seus laboratórios.
A missão também sugeriu a melhoria de qualidade e o aumento dos investimentos nos laboratórios oficiais, que ficam aquém dos privados autorizados a trabalhar para o governo. Para isso, ontem o ministério firmou convênio com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), União Brasileira da Avicultura (UBA) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) visando receber recursos da iniciativa privada para serem investidos em um programa de melhoria do frango, com a criação futura de um selo de qualidade.