Redação AI 18/07/2003 – Criadores de frango estão satisfeitos com o aumento das exportações brasileiras. Em Cascavel, no Paraná, muitos produtores até planejam aumentar o plantel.
Frango brasileiro com embalagem escrita em chinês. Nesta cooperativa de Cascavel, no oeste do Paraná, 30% da produção tem como destino a China para Dilvo Groli, presidente da Cooperativa, o produto brasileiro tem muita aceitação no exterior.
“Para os países que exportam produtos agrícolas e de pecuária, a China é muito promissora devido ao aumento de renda dos chineses para os próximos anos”, diz Dilvo.
No mercado asiático e no Oriente Médio foram os principais destinos do produto brasileiro no primeiro semestre do ano. Segundo a Associação Brasileira dos exportadores de frango.
Até agora foram exportados mais de 930 mil toneladas em todo o país, valor que chega a US$785 milhões, 35% a mais que o obtido no ano passado.
O aumento das exportações está permitindo que criadores aumentem o plantel. A abertura de mercado incentivou Romildo Nunes a aumentar o investimento na avicultura.
No último ano ele dobrou o tamanho de dois aviários e ainda passou a criar 20 mil aves a mais.
“Quando começamos a produzir para exportação deu para fazermos investimento em equipamentos como bebedouros e comedouros automáticos, máquinas de aquecimento automáticas que não tínhamos antes. Tudo graças a exportação que fez sobrar um pouco mais de dinheiro”, diz Romildo.
De acordo com a Associação Brasileira dos Exportadores de Frango, o volume embarcado em junho deste ano cresceu 56% em relação ao mesmo período de 2002.