Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa é uma das melhores do País para se trabalhar

Esta é a 2a. vez que a Agro Amazônia é classificada pelo Guia Exame.

Da Redação 15/09/2003 – Pela segunda vez, a mato-grossense Agro Amazônia é eleita como uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar. A primeira vez que a empresa entrou para o “Guia Exame das Melhores Empresas para Você Trabalhar” foi em 2001. Neste mês, a Agro Amazônia volta ao ranking e está na edição 2003 da revista classificada com uma das melhores em desenvolvimento profissional. Acumula ainda a liderança no ranking na participação de empresas da região Centro Oeste e Norte, por atingir pontuação superior às outras empresas.

Entre os itens avaliados pela Exame estão credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem, no quesito ambiente de trabalho e no quesito perfil da empresa foram observados os benefícios, remuneração, ética e cidadania, desenvolvimento profissional e equilíbrio (trabalho e vida pessoal). Nesta avaliação, a mato-grossense obteve 25 estrelas (que para cada item vão de uma a cinco). Com esta “constelação”, a Agro Amazônia a frente da Multibrás da Amazônia, Sama, Albras, as únicas representantes do Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Com relação a remuneração, a empresa atende a média de mercado, segundo a Exame, excluindo a média salarial dos diretores e gerentes que ficam entre R$ 3,2 mil, a média da remuneração dos demais cargos da empresa está em torno de R$ 1 mil.

Eleita como a melhor para trabalhar em “Desenvolvimento Profissional”, a empresa oferece neste quesito bolsas de estudo para graduação e pós-graduação, treinamentos nas áreas técnicas e comportamental e também intercâmbios entre organizações parceiras para compartilhamento de conhecimentos.

Principais vantagens


A Exame perguntou qual era a maior vantagem em se trabalhar na empresa, a resposta foi a de que a mesma valoriza seus funcionários e dá oportunidades para que eles evoluam na carreira. “Nosso foco é treinamento do nosso pessoal”, afirma um dos diretores Roberto Motta.

Motta assevera que a empresa é de carreira. “Nossos gerentes são 100% ex-vendedores da Agro Amazônia. Considero este, o nosso maior investimento”, completa.

Existe na empresa um Programa de Participação dos Resultados que realiza dois repasses por ano (fevereiro e agosto). “Em média 30% dos lucros é dividido entre o quadro funcional”, acrescenta Motta.

Outra sondagem da Revista foi com relação ao “por quê as pessoas ficam na empresa”, demonstra que 35% dos entrevistados apontaram o desenvolvimento profissional como o maior motivo para estar na Agro Amazônia. 30% responderam que a remuneração e benefícios eram os mais importantes, 21% afirmam que o mais importante é o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e 14% optaram pela estabilidade de emprego.

O levantamento revelou também que dos 280 funcionários entre administrativos e da área técnica que estão nas 25 filiais da empresa 79% são homens e 21% são mulheres.

Com 20 anos de implantação, completados em agosto, Motta explica que a empresa está em atuação em todas as regiões do Estado com potencial agrícola.