César Ross, diretor da Associação de Fazendas de Suínos do Paraguai (ACCP), disse ao La Nación/Nación Media que a República da China (Taiwan) posicionou o Paraguai acima do Uruguai depois de se tornar seu principal comprador de carne suína. “Já estamos exportando cerca de 12 contêineres para Taiwan desde fevereiro. O Paraguai deixou o Uruguai em segundo lugar e se tornou o principal vendedor de carne suína para Taiwan”, disse o gerente da associação ao LN.
Ross explicou que isso é muito benéfico para o setor, tendo em conta os anos que a indústria sofreu durante a pandemia do Covid-19 entre 2021 e 2022. “É benéfico para o setor, tem permitido à indústria repassar os melhores preços para a produtora para que ela se recupere do que foi 2022″, destacou.
César Ross expressou que eles têm grandes expectativas para que este 2023 seja um bom ano no setor exportador paraguaio, em todos os setores, pois impactará diretamente no crescimento econômico do país com a entrada de divisas. “Li em relatório que hoje temos superávit na balança comercial de US$ 1,2 bilhão, e neste segundo semestre, se o setor de carnes se fortalecer, fecharemos um bom ano graças ao bom comportamento das condições climáticas”, especificou.
Ele disse que também existem dados que mostram melhores preços de commodities e preços ao consumidor. “Isso é muito plausível e importante. E as condições de produção deste ano mostram melhores dados de preços de commodities e preços ao consumidor. Esperemos que os mercados mantenham a volatilidade do ano passado e que o setor se recupere este ano. Estamos confiantes de que este será um bom ano para todo o setor exportador paraguaio”, finalizou.