Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Palavra da Monsanto

A grande dúvida do agricultor nesse momento que pretende plantar soja transgênica é quanto ele vai pagar e se ele vai ter que pagar.

Da Redação 06/10/2003 – 03h34 – Segundo o diretor de Comunicação da Monsanto,”a empresa está negociando com toda a cadeia produtiva justamente para encontrar um forma de cobrar pelos seus direitos de propriedade intelectual de uma forma justa e adequada para todos. O valor pago pela propriedade intelectual varia de país para país e de qualquer forma váriso elos nesta cadeia são remunerados e recebem uma parte desse valor. O multiplicador que desenvolve a variedade e a própria Monsanto.

Hoje, de US$10,00 a US$24,00 em diversos países do mundo é o que é pago pela propriedade intelectual rateado por todos esse elos da cadeia por hectare. Normalmente, isso seria cobrado no ato da venda da semente.

No Brasil há de se fazer um sistema diferenciado onde possa se verificar em algum momento da cadeia esse volume no grão, provavelmente na entrega porque não é possível se cobrar no Brasil na semente, uma vez que não existe sementes certificada, oficial legalizada para venda”.