Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Refrigerante vira alimento para suínos na Áustria

De acordo com cientista austríaco, os animais não apenas gostam de beber refrigerante de cola, mas, graças à bebida, crescem mais e melhor.

Redação SI 16/10/2003 – 06h00 – Os suínos não apenas gostam de beber refrigerante de cola, de qualquer marca, mas, graças à bebida, crescem mais e melhor, garante o cientista austríaco Hanns Mader, especialista em criação de animais.

Com base em seus estudos, o professor da Escola de Agronomia de Lambach recomenda aos fazendeiros umedecer com um pouco de refrigerante de cola tanto uma parte dos alimentos como a terra que os animais removem com o focinho. Na Áustria, onde a carne suína é um dos principais alimentos da população, essa terra – um lodo tratado de forma especial – é oferecida aos jovens animais já no segundo dia após o nascimento.

A terra contém ferro e outros elementos que favorecem a digestão. Além disso, a adição de um pouco de refrigerante é aceito com muito entusiasmo pelos leitões novos, diz Mader.

Em geral, quando os filhotes já têm oito dias de vida, além do leite materno, começam a receber um “complemento alimentício” à base de rações industriais ricas em minerais e proteínas para que se fortaleçam e seu processo de crescimento seja acelerado. O especialista também umedece as rações com refrigerante de cola e as esconde na terra.