Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne suína no cardápio dos catarinenses

Projeto Alimentação Saudável quer divulgar o consumo de carne suína na escola.

Redação SI 20/10/2003 – 03h49 – “Alimentação Saudável” é um projeto que pretende inserir a carne suína no cardápio de diversos estudantes da rede estadual e municipal. Não somente através da merenda escolar. A intenção é incentivar o consumo da carne suína no dia-a-dia das famílias, reeducando crianças e adolescentes, mostrando os valores nutritivos e como ela pode fazer arte de uma dieta saudável.

Para isto o projeto foi desenvolvido com uma abordagem diferente. Será um evento divertido, educativo e bastante ilustrativo, voltado para cerca de cinco mil alunos da região do Alto Uruguai Catarinense.

O evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro em Concórdia (SC), no Colégio Olavo Cecco Rigon, e receberá três mil crianças. Nestes dias participarão alunos da rede estadual e municipal de ensino das cidades de Concórdia, Alto Bela Vista, Peritiba, Ipira, Piratuba, Presidente Castelo Branco e Irani. Nos dias 06 e 07 de novembro o evento será realizado em Seara e receberá duas mil crianças das cidades de Seara, Arvoredo, Itá, Paial, Xavantina, Arabutã, Ipumirim e Lindóia do
Sul.

A abordagem do “Alimentação Saudável” inclui a apresentação de peça teatral, visita à um circuito de estações demonstrativas da cadeia suinícola e lanche. As crianças serão recepcionadas e acomodadas para assistirem a peça teatral “O Desafio de Serafina”. Em seguida passarão por quatro estações, onde será apresentado a cadeia produtiva. Ou seja, cada uma das estações apresenta uma etapa, uma fase da criação de suínos e também abordará aspectos ambientais e do produto final, como cortes de carne e embutidos. A última estação será para o lanche. O cardápio elaborado inclui diversos pratos à base de carne suína e que já fazem parte da merenda de muitas escolas da região.

De acordo com os organizadores, esta é uma maneira de valorizar as merendas escolares que agora possuem pratos à base de carne suína. O projeto, no entanto, não pára por aí. Posteriormente as crianças farão um trabalho de redação envolvendo os temas vida saudável, alimentação correta e carne suína. A intenção dos organizadores do projeto “Alimentação Saudável” é o de reunir as redações e publicá-las em livro.

Quem promove o projeto

O projeto “Alimentação Saudável” está sendo desenvolvido pela parceriadas seguintes entidades:

– Embrapa Suínos e Aves

– Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS)

– Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia – SDR

– Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Concórdia – SENA

– SICCOB – Crediauc

– Sindicarne