Redação AI 22/10/2003 – 05h00 – novo chefe do Departamento de Defesa Animal da Delegacia Federal do Ministério da Agricultura no RS, José Euclides Severo, recebeu, na última semana, técnicos argentinos da área avícola. Eles inspecionaram o frigorífico da Frangosul, em Passo Fundo, e também controles e procedimentos sanitários dos laboratórios e inspetorias veterinárias no Estado.
Conforme Severo, a auditoria de rotina apontou uma evolução na estrutura gaúcha desde a última visita, em 1999. Os argentinos vistoriaram também estabelecimentos em SP, PR e SC. O presidente da Asgav, Paulo Vellinho, lembra que a Argentina é um mercado importante que, em épocas de normalidade, importava quatro mil toneladas/mês do Brasil. Hoje, no RS, quatro abatedouros exportam ao país vizinho.
Os avicultores brasileiros também estão otimistas quanto às vistorias dos países europeus. Conforme o vice-presidente da União Brasileira de Avicultura (Uba), Ariel Antônio Mendes, a expectativa é que, a partir de novembro, a União Européia (UE) volte a examinar só 10% do frango brasileiro, no destino. Desde setembro de 2002, todas as cargas de frango destinadas à UE são inspecionadas no destino e na origem, prática que o presidente da Uba, Zoe d”Ávila, caracteriza como “guerra comercial”.