Kit já montado e com um leitão sendo manejado |
Redação SI 19/11/2003 – 11h50 – Na suinocultura moderna, várias práticas de manejo são realizadas logo após o nascimento dos leitões, tais como: secagem dos leitões e reanimação daqueles que nascem afogados; amarração; corte e desinfecção do cordão umbilical; corte dos dentes e cauda; orientação nas primeiras mamadas; identificação dos leitões e aplicação de medicamentos. Além isso, ás vezes torna-se necessário, auxiliar ou interferir no parto ou mesmo aplicar medicamentos à porca.
Com o objetivo de facilitar essas atividades e melhorar a qualidade da assistência ao parto e aos recém-nascidos, a Embrapa Suínos e Aves desenvolveu o “kit” maternidade, composto por um local para acomodar os leitões em decúbito dorsal, para facilitar a amarração e corte do umbigo e por um compartimento para armazenar papel toalha, algodão, frasco com desinfetantes para o umbigo, frasco com barbante imerso em desinfetante para amarrar o umbigo e guardar adequadamente outros utensílios usados no parto, como: (agulhas, seringas, tesouras, bisturi e alguns medicamentos).
Estrutura – faça você mesmo
O kit maternidade foi desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, Osmar Antônio Dalla Costa e Nelson Morés, e pelos veterinários da Universidade Federal de Goiás, Elder Joel Coelho Lopes e Jurij Sobestiansky. Sua estrutura conta com base de madeira, cabeceiras da calha de contenção, calha de contenção, caixa de instrumental com tampa (0,18m X 0,28m X 0,125m) e suporte de medicamentos.
De acordo com os pesquisadores da Embrapa, todas as peças da caixa devem ser lixadas, evitando-se qualquer presença de ferpas. As cabeças dos pregos deverão se inserir à madeira e serem calafetadas. A pintura de cobertura deverá ser feita à base de tinta a óleo. “O kit maternidade para auxiliar nas práticas de manejo, com a porca e os leitões durante o parto, é móvel, facilmente transportado por uma pessoa e adapta-se à largura da cela parideira, onde normalmente é colocada durante o trabalho de parto”, explica Dalla Costa.
Quer saber mais sobre o Kit de maternidade? Entre em contato com o pessoal da Embrapa Suínos e Aves pelo e-mail: [email protected]