Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Paraná quer liderar venda de frango em 2004

Segundo o presidente da Avipar, "a indústria avícola do PR buscará novos mercados em 2004 para ganhar a primeira posição no ranking brasileiro das exportações de carne de frango"

Redação AI 05/12/2003 – 06h40 – A indústria avícola do Paraná buscará novos mercados em 2004 para ganhar a primeira posição no ranking brasileiro das exportações de carne de frango, informou ontem o presidente da Associação dos Abatedouros e Produtores Avícolas do Paraná (Avipar), Domingos Martins. Embora o estado seja o maior produtor de frangos do Brasil, é o terceiro em exportações, ficando atrás de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. De acordo com Martins, o Paraná produz 76 milhões de cabeças de frango por mês, sendo que o segundo colocado, Santa Catarina, produz 20 milhões de cabeças a menos.

De janeiro a setembro, as exportações de frango do Paraná atingiram 380 milhões de quilos, o equivalente ao volume exportado durante os 12 meses de 2002. Segundo informações da Avipar, as receitas provenientes com a venda de carne de frango ao exterior somaram nos nove primeiros meses deste ano, US$ 339 milhões.

Dados da Avipar indicam que 79,5% das exportações de frango do Paraná são destinadas a 19 países. O maior comprador do estado é a Alemanha, seguida de Holanda, Japão, Hong Kong, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Rússia.

Competitividade

No mercado interno, o frango produzido no Paraná é um dos mais competitivos. As indústrias paranaenses estão conseguindo vender o frango no estado da Bahia, por exemplo, a preços inferiores ao custo de produção da avicultura daquela unidade da federação. Cerca de 60% da produção de frango das indústrias paranaenses são destinadas aos estados do Norte e Nordeste.