Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil X EUA

Brasil consolida-se como o maior exportador de carne de frango do mundo em 2003, mas o bom desempenho não garante as vendas para 2004. A perda de contratos de exportação para a Rússia preocupa empresas e criadores.

Redação AI 16/12/2003 -05h30 – O Brasil fecha o ano registrando volume de exportação recorde: 2 milhões de toneladas de frango. Mais que pela quantidade, a comemoração é pelo faturamento de US$ 1 bilhão e 850 milhões. Com essa marca, o país ultrapassa os Estados Unidos em receita e conquista o título de principal exportador de carne de frango do mundo.

Um São Paulo, o presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF), Júlio Cardoso, explicou qual o diferencial da carne brasileira em relação aos outros fornecedores. “O Brasil tem um produto de qualidade superior, nós exportamos produtos com maior valor agregado, o Brasil é especializado em exportar cortes especiais de frango e somos capazes de atender os mais diversos mercados”, disse.

Para garantir mercado, os Estados Unidos correram e já assinaram com a Rússia um acordo para as exportações de 2004. Novos acordos políticos e comerciais com os Estados Unidos vão provocar uma redução de mais de 80% nas exportações de frango para a Rússia.

“Nós achamos que deve haver uma conversa de governo para governo, para fixar quais são as cotas Brasil dessas exportações, para a gente ter mais fidelidade e perspectiva pela frente de como esse mercado se comporta porque é difícil trabalhar dessa maneira”, comenta o diretor da Associação Catarinense de Agricultura, Ronaldo Müller.

País vai deixar de exportar 300 mil toneladas para a Rússia. Os principais mercados importadores de carne de frango do Brasil são o Oriente Médio e a Ásia.