Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cuba de olho no frango paranaense

O país já tem relações comerciais com grandes agroindústrias brasileiras.

Redação AI 09/04/2002 – Cuba tem interesse em especial na aquisição de carne de frango do Paraná, já que está promovendo a reconversão de sua atividade agrícola e a avicultura está sendo desativada em função da escassez da produção de ração naquele país. O Paraná é o maior produtor de frango do Brasil, com uma produção de 622 milhões de cabeças por ano – 19% da produção nacional. O Estado é o segundo exportador do setor respondendo por 28% dos embarques.

O embaixador de Cuba no Brasil, Jorge Lezcano Pérez, esteve reunido ontem (08) com o secretário da Agricultura do Paraná, Deni Schwartz. O secretário relatou para a delegação cubana o potencial que o Paraná tem, especialmente nas áreas de frangos e suínos. Informou que o Paraná é o maior produtor brasileiro de carne de frango e um grande exportador do produto.

A relação comercial de Cuba e Brasil é significativa. No ano passado, Cuba comprou do Brasil aproximadamente US$ 130 milhões, em grande parte produtos do setor do agronegócio. Cuba mantém relações com diversas empresas brasileiras como Ceval, Perdigão, Sadia e Frangosul. Agora, o país vê a possibilidade de aumentar esta participação em suas importações junto às agroindústrias cooperativas paranaenses.