Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Milho dispara em São Paulo

Estiagem faz cotação do milho aumentar 38% no mercado paulista.

Da Redação 23/04/2002 – Os preços do milho, segundo o Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA),avançaram 38% no mês de abril em relação aos verificados em 2001. A elevação dos preços do cereal ocorre em função da segunda safra estar comprometida parcialmente pela estiagem, que está ocorrendo nos estados produtores. A safra de verão do cereal já é menor do que a apresentada no ano agrícola 2001/02.

Segundo o diretor do IEA, Nelson Martin, houve um desestímulo por parte dos agricultores em plantar milho, pois os preços estavam muito baixos na safra passada. “Apesar do aumento na área da safrinha, a estiagem prejudicou a produção. Tivemos uma quebra de 1,2 mil toneladas este ano”.

Apenas na terceira quadrissemana de abril o milho apresentou alta de 5,12%, segundo dados divulgados pelo IEA. Na quadrissemana anterior, o produto apresentava queda de 1,34%. No geral, o ndice de Preços Recebidos pelos Agricultores (IPR) Paulistas – lucro obtido pelos agricultores – teve nova queda, mantendo tendência registrada desde março. Na terceira quadrissemana de abril, houve um recuo de 2,27%, o que significou uma recuperação de 0,68% em relação à quadrissemana anterior.

Dos 19 produtos analisados, 12 apresentaram reduções no preço: arroz, café, cana, cebola, feijão, laranja, soja, tomate, aves, boi gordo, ovos e suínos. Seis produtos tiveram alta: algodão, amendoim, banana, batata, milho e leite. O trigo ficou estável.