Da Redação 22/05/2002 – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, autorizou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a aumentar de 190 mil – média dos últimos quatros anos – para 400 mil toneladas a oferta de milho a ser comercializada neste ano. A medida visa atender aos criadores e às agroindústrias de pequeno porte, cadastrados no Programa de Venda em Balcão, implantado em 20 Estados.
De acordo com o presidente da Conab, Vilmondes Olegário da Silva, o programa tem atualmente mais de 26 mil beneficiários cadastrados, sendo 25% de criadores de aves, 60% de suínos, 10% de bovinos e 5% de criadores de caprinos e microindústrias de ração , entre outros.
Os produtores rurais e microempresários da agroindústria de ração que não têm acesso aos estoques públicos, via bolsa, podem participar deste programa social. A única exigência é o preenchimento de um cadastro na Conab ou no pólo de vendas indicando a atividade, produção e consumo mensal atestado por um órgão de extensão rural da região.
Pratini de Moraes autorizou a retomada das vendas de milho em balcão em novembro do ano passado, visando atender os pequenos criadores de aves, suínos e gado de leite. “Trata-se de uma operação sem nenhuma burocracia, na qual a Conab age com rapidez no atendimento aos pequenos criadores”, disse o ministro.