Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Expositores I - M

Veja quem esteve expondo seus produtos e serviços na AveSui 2002:

Redação AI (Edição 1101/2002) – A AveSui – Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos, realizada entre os dias 8 e 10 de maio de 2002 na cidade de Florianópolis (SC), agitou os setores avícola e suinícola. Mais de 200 empresas dos segmentos de genética, saúde animal, nutrição, equipamentos, processamento, embalagens e serviços, divididas em 128 estandes, participaram da exposição. A AveSui ainda bateu todas as expectativas ao receber a vista de 15.348 pessoas durante os três dias de sua realização. Veja a seguir a cobertura dos expositores participantes desta edição, com destaque às novidades e aos produtos apresentados na feira.

Linhagem genética para frango de corte

Empresa de genética avícola há 47 anos no mercado brasileiro, a Ipê Agro Avícola, aproveitou sua participação na AveSui para divulgar suas principais linhagens. Destaque para a linhagem para frango de corte Hybro. “Estamos obtendo excelentes resultados com essa linhagem, pois apresenta o melhor peso em qualquer idade. Com a linhagem para frangos de corte Hybro estamos competindo de igual para igual com as outras linhagens que hoje estão no mercado”, comenta Antonio Francisco Fontana, gerente comercial da empresa.

ICC pretende ampliar linhas de produtos

Há mais de 10 anos atuando no comércio de leveduras em mais de 35 países, a ICC pretende ampliar sua linha de produtos neste ano. Como a empresa também trabalha com proteínas, ela está selecionando novos ingredientes para atender as rações animais que exigem alta qualidade. A ICC está presente também nas vendas de aditivos probióticos (BioSinergy) e prebióticos (Nutricell-MOS) e derivados de leveduras S. cerevisiae, que estão cada vez mais presentes no mercado internacional e no Brasil, devido a proibição de antibióticos.

Impextraco Latin America lança novo adsorvente

Com uma fórmula que inclui enzimas, silicatos e biopolímeros, a Impextraco Latin America lançou recentemente o Elitox. Segundo a empresa, além do produto adsorver as micotoxinas, ele também as torna inativa. O Elitox atua no intestino para a eliminação das toxinas e vem com uma adição de vitamina C, o que traria um melhor equilíbrio nutricional aos animais estressados com a ação das micotoxinas.

IMV do Brasil lança nova pipeta descartável

A empresa, especializada em equipamentos para inseminação artificial em suínos, apresentou na AveSui a nova pipeta descartável desenvolvida para uso exclusivo em leitoas, a Golden Gilt. De acordo com Ivan Iais, a pipeta tem um design diferenciado, sendo mais estreita na ponta. A IMV também apresentou em seu estande o Agroscan, um aparelho portátil de ultra-sonografia, produzido pela francesa EMC. “Com ele é possível detectar a prenhez da fêmea suína a partir do 20 dia”, diz Ivan. O Agroscan também pode ser utilizado para medir a espessura de toucinho dos animais.

Equipamento para contagem

A Inovoject do Brasil desenvolveu um sistema de contagem dos pintinhos logo após a vacinação ou sexagem. O equipamento é formado por uma pequena plataforma com duas aberturas e pode ser acoplada ao lado do carrossel. Conforme a definição do sexo, automaticamente o pintinho é encaminhado para uma ou outra abertura, onde automaticamente ele é contado e já despejado nas caixas para transporte. “Agora estamos procurando um parceiro para repassar a tecnologia, podendo assim produzir e comercializar esse novo sistema”, afirma Marcelo Spreb Marques, gerente comercial e administrativo da empresa.

International Ingredient Corporation investe no Brasil

A International Ingredient Corporation aproveitou a Avesui para ficar mais próxima de seus clientes brasileiros. A companhia americana atua no mercado brasileiro desde 1994. “Estamos investindo bastante no Brasil pois acreditamos muito na suinocultura brasileira”, afirma Gerry Keller, diretor de vendas da empresa. A International Ingredient Corporation possui um portfolio com mais de 20 produtos para alimentação animal. Para o mercado brasileiro a empresa disponibiliza atualmente três produtos: o Dairlac, Milk Chocolate Product e o Cheese Whey.

Classificadora e lavadora de ovos Yamasa

Com um estande cheio de máquinas a Yamasa mostrou aos participantes da AveSui uma linha completa de equipamentos para postura. A empresa exibiu na feira sua classificadora e lavadora de ovos ECB-9650E. Nela a lavagem e a secagem dos ovos são feitas através de escovas rotativas de nylon, sendo seis para lavagem e seis para secagem. Já a classificação é feita através de um processo comparativo com uma precisão de 0,5 gramas de tolerância por ovo. A coleta dos ovos, por sua vez é feita através de um processo semi automático. “Participamos da AveSui para apresentar nossos produtos e fazer novos contatos”, comenta João Curti Neto, gerente de marketing da Yamasa.

Novos modelos de bebedouros Suin

Fabricante de bebedouros e comedouros automáticos para todas as fases de vida do suíno, a Suin trouxe para a AveSui, além de seus tradicionais produtos, duas novidades. A empresa está lançando os modelos SN 700 e SN 800 de bebedouros tipo taça. Eles foram desenvolvidos para evitar que o animal defeque dentro deles, o que é responsável pela contaminação da água. Isso permite que o suíno consuma água sempre limpa, além de evitar o desperdício.

Jornal Nossa Terra esteve presente na AveSui

A editora Nossa Terra aproveitou a Avesui para divulgar o seu jornal. De circulação mensal, o Jornal Nossa Terra é voltado aos segmentos de avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite. “Nossas expectativas foram totalmente atendidas. O público compareceu e então pudemos divulgar nossos produtos”, diz Alsemir Luiz Wilhelms, do departamento comercial da editora.

Kilbra destaca sistema vertical

A Kilbra expôs na Avesui sua completa linha de equipamentos para avicultura de postura. O grande destaque do estande da empresa foi seu sistema vertical com o lançamento no sistema cria e recria para aves de um a 120 dias. “Estivemos na Avesui com o intuito de cada vez mais estreitar os laços comerciais e de amizade com nossos clientes”, diz José Wilson Monterani, diretor da empresa. A Kilbra produz sistemas de aviários automatizados em formato piramidal equipados com bebedouros nipple ou de copinhos, distribuição automática de ração e coleta de ovos equipado com contadores de ovos mecânicos por linhas individuais.

Moinho Kepler Weber

Além de sua completa linha de equipamentos industriais, a Kepler Weber destacou na AveSui seu Moinho de martelo para moagem de milho HK980200 . Com capacidade para 32 toneladas/hora, o HK980200 possui alimentador magnético, motor de 200 cavalos e pode também ser utilizado como aspirador de pó para produtos gordurosos. “Nossa participação na AveSui foi muito boa pois a feira reuniu a maioria de nossos clientes. O estande recebeu um grande número de visitantes e com isso conseguimos fazer muito contatos”, diz Alex Corrêa Borges, do departamento de instalações comerciais da empresa.

Intervet destaca vacina para reprodutoras

O laboratório apresentou na AveSui a Nobilis Salenvac, vacina inativada contra salmonella enteritidis, destinada a aves de postura.Ela foi desenvolvida na Inglaterra e tem tecnologia IRP. “Isso permite a produção da vacina com as mesmas características, como se fosse uma amostra de campo”, afirma o gerente técnico Byron G. Silva.

Na área suinícola, foi destacado o Programa Reprodutivo Intervet para Suinocultura (PRIS). “Onde buscamos melhorar a performance reprodutiva da granja”, comenta Wladimir Grieder, gerente de produtos para suinocultura. Nele, o produtor conta com o apoio na organização de lotes, trabalho e comercialização, além de vacinas e hormônios voltados para reprodução.

Calier lança imunomodulador

O Laboratórios Calier do Brasil lançou durante a AveSui o Inmunair 17,5, um imonumodulador. Ele tem uma ação biológica ou farmacológica sobre o sistema imune das aves, isso visa a otimização da sua capacidade defensiva frente agressões externas. Com aplicação via oral, uma de suas vantagens é a de que, ao contrário da vacina, não há necessidade do conhecimento prévio do agente patógeno da infecção para a sua aplicação.

Descarregadores de silos

A empresa norte-americana Laidig é especializada em sistema de silos e descarregadores, desenhando e desenvolvendo projetos conforme as reais necessidades de seus clientes. Durante a AveSui, a Laidig procurou apresentar seus sistemas de descarregadores. Nele, uma rosca extratora realiza uma varredura e esvazia completamente o silo, com opções em forma cônica ou fundo plano. Isso evita a obstrução da saída do silo e a possível contaminação do material por resíduos que fiquem incrustados na sua parede.

Piso Poliuso 1000 e gaiola poedeira foram destaques

O novo formato dado aos pisos da linha Poliuso 1000, que favorece a criação de leitões com menor peso, de até 14 dias, foi uma das novidades da Linpac Pisani para a AveSui. Com uma dimensão mais larga e buracos menores, ele evita que as patas dos animais penetrem no piso, eliminando riscos de infecção. Na área avícola, a empresa lançou a Gaiola Poedeira. Ela comporta três aves em cada compartimento e possui bebedor, abastecimento semi-automático de ração e um aparato especial para a colheita de ovos, sendo indicado para pequenos produtores.

Lubing expõe modelo de bebedouro

A Lubing trouxe para seu estande um modelo do Nipple 4024, um bebedouro de alta vazão para frangos de corte. Com uma taça pequena logo abaixo do nipple, ela impede que a água molhe a cama. A empresa também apresentou uma correia transportadora de ovos. Ela tem capacidade de transportar de 15 mil a 90 mil ovos por hora do aviário para a sala de empacotamento. “Parte dela começará a ser fabricada no Brasil, pela empresa Artabas, de Bastos (SP)”, comenta Carlos Pulici, diretor da Lubing, indicando que a produção deve se iniciar ainda neste semestre.

Albuminas e globulinas para dieta de leitões

A empresa chilena Lican aproveitou a Avesui para divulgar seus produtos para alimentação animal. “A AveSui nos deu a oportunidade de atingir um grande número de pessoas tanto do setor avícola quanto do suinícola”, diz Jose Luis Gonzalez Leibson, gerente geral da empresa. O produto de grande destaque da empresa foi o Spray Dried Blood Plasma (Prolechon). “O Prolechon é fonte de albuminas e globulinas funcionais amplamente utilizado em dietas de leitões lactantes uma vez que incrementa o consumo de alimentos, a taxa de crescimento, a eficiência de utilização do alimento e a saúde de leitões lactantes”, explica Leibson

Lucato destacou extrusora

A empresa de máquinas para fábricas de ração trouxe para esta AveSui a máquina extrusora para até 4 toneladas/hora. Esta máquina é indicada para produção de ração para aves, suínos, cães, gatos e peixes. Também apresentou o moinho de 150 a 300 cv.

Majop apresentou novo diluente de sêmen

A Majop trouxe duas novidades para a AveSui. A primeira delas é o diluente de sêmen de média duração Cronos. “Esse diluente tem a duração de 5 a 6 dias e é 60% mais barato que os de longa duração”, explica Jean Andrade, técnico da empresa. A outra novidade é o aparelho desenvolvido para conduzir os suínos da terminação ao transporte. “É um aparelho desenvolvido na Itália que vem para substituir as improvisadas varinhas de madeira utilizadas nas granjas”.

Markaty apresenta suas linhas de produtos

A Markaty apresentou todos os detalhes de suas linhas de distribuição de ração e dosificador. Os produtos reduzem a mão-de-obra e o estresse do animal, já que o alimento chega simultaneamente a todos eles, além de possibilitar dosagens individuais e precisas. As descidas de ração podem ser em tubo galvanizado ou de PVC de 50 mm e 75 mm com saída reta ou curva. Há a possibilidade de fechamento individualizado e de se automatizar os comedouros já instalados.

Mais opções ao cliente

Especializada na produção de aditivos e medicamentos veterinários, a Maymo Com. e Ind. Veterinária apresentou em seu estande as várias linhas de produtos que possui. Entre eles, a empresa destaca os coccidiostatos nicarbazina, monensina e robenidina, o May Acid Sol (acidificante para água) e a vitamina K estabilizada. A empresa é filial da Maymo da Espanha. No Brasil, a expectativa é de se obter mais registros de medicamentos, oferecendo assim uma variedade maior de produtos a seus clientes.

Produtos, serviços e equipamentos Merial

A Merial trouxe toda sua equipe para participar da Avesui. Além de expor toda sua linha de produtos veterinários e equipamentos, a empresa destacou toda a gama de programas e serviços de assistência técnica que disponibiliza à seus clientes. Aproveitou também para divulgar sua vacina viva atenuada contra coccidiose em frangos de corte Livacox T. “Os oocistos vivos esporulados das linhas atenuadas de Eimeira da Livacox T são menos lesivos para frangos do que os oocistos não atenuados contidos nas outras vacinas”, explica Clóvis de Oliveira, gerente de produtos e serviços técnicos da empresa. “A vacina Livacox T preserva a integridade intestinal produzindo um melhor desempenho dos frangos”, completa.

Metachem apresenta linha de aditivos Calprona

Os estudos sobre o efeito tampão dos macroingredientes em dietas animais, feitos a partir da linha de aditivos para nutrição animal da Metachem, a Calprona, tem atraído a atenção de nutricionistas. Cada produto da linha possui sua especificação. A Calprona P, um acidificante para aves e suíno, já possui uma fonte de cálcio que atende as necessidades da dieta, dispensando assim a inclusão de calcário, que tem um alto valor tamponante. O Calprona Lcar55 é um acidificante para suínos. Ainda pode-se destacar o Calprona Mimel, um ácido táctico líquido; o Magac, uma fonte mineral contra a morte súbita e contra o PSE na qualidade de carnes de suínos e aves, e, o Calprona CA, um propionato de cálcio aglomerado, livre de poeira.

Linha completa Mig-Plus

Os suplementos para alimentação animal da Mig-Plus Nutrimentos Agropecuários são produzidos com formulações próprias, também atendendo o cliente quanto ele necessita de alguma formulação específica, vinculando assistência técnica ao empreendimento. “A todo instante aplicamos novos conceitos advindos de pesquisa e os colocamos em prática”, afirma Uilson João Chiodelli, do departamento de marketing. A Mig-Plus também acaba de inaugurar a sua nova fábrica, ao lado da já existente, no município de Casca (RS). A unidade irá ampliar a sua produção de suplementos vitamínicos e minerais com mais 15 toneladas/hora.

PC Software para Centrais de IA
O IDEE é um flexível e modulado programa de gerenciamento de Centrais de Inseminação Artificial de Suínos. O PC Software foi desenvolvido pela Minitub do Brasil e permite a identificação do ejaculador por meio de um transponder, identificando assim o brinco do macho e o copo contendo a bolsa de coleta com o ejaculado. Ainda é possível agregar ao IDEE o módulo CMA, que permite uma avaliação da motilidade e morfologia espermática. A empresa também destacou o Androhep EnduraGuard, que aumenta a capacidade de fecundação dos espermatozóides e possibilita a conservação de doses inseminantes por até 10 dias.

Mogiana destaca a linha Leitãosui

A Mogiana Alimentos, detentora da marca Guabi, apresentou a sua linha de ração para suínos, a Leitãosui. O produto atende as fases iniciais de vida do animal e pode ser adquirido nas versões maternidade (7 a 23 dias), pré-inicial (23 a 36 dias) e pré-dois (37 a 50 dias). As rações da linha Leitãosui são micropeletizadas 1,6 mm e possui ingredientes extrusados. A empresa também anunciou a inauguração da oitava fábrica do Grupo Guabi Nutri Serviços em Águas Frias (SC). “Estaremos mais próximos do produtor, oferecendo a ele um melhor custo benefício”, diz José Pessatti, gerente de vendas da região Sul.

Resfriamento de ambientes

A Munters Brasil, por meio de sua divisão Humicool, especialista em resfriamento evaporativo do ar, trouxe para a AveSui o equipamento Easycool para resfriamento de um grande fluxo de ar pela evaporação de água. Ideal para climatização de aviários. Uma das principais características do sistema Easycool é o de tornar-se mais eficiente nas horas do dia em que a temperatura é mais elevada como ao meio dia, coincidindo com os horários em que aves e suínos mais necessitam de climatização para manter, por exemplo, sua taxa de conversão alimentar.