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Frigorífico Estrela D`Oeste investe R$ 20 mi em Goiás

Nova unidade abaterá bovinos, suínos e aves destinados, em boa parte, para a exportação.

Da Redação 07/06/2002 – O Frigorífico Estrela D`Oeste Ltda. (Frigoestrela), com unidades nas cidades de Estrela D`Oeste e Tupã, no interior paulista, está investindo R$ 20 milhões em uma nova unidade para o abate de bovinos, suínos e aves, em terras goianas, que irá ampliar significativamente suas exportações. Apenas no caso dos bovinos, o novo abatedouro irá ampliar em 65% a oferta atual de carne para o exterior.

“Vamos ampliar nossos abates também com aves, mas ainda não temos um volume definido. Estamos fazendo negociações com os produtores de bovinos, suínos e aves da região para fornecerem matéria-prima à empresa, além da nossa produção própria”. Já os suínos são exportados somente para a Rússia. O frigorífico abate cerca de mil suínos/dia, ficando 30% deles reservados para o embarque. A previsão é iniciar as operações do novo abatedouro até o final do segundo semestre de 2002.

Processados – Além da carne “in natura” (fresca), o frigorífico possui uma linha de embutidos com a marca Estrela – que inclui mortadela, fiambre, lingüiças, entre outros- que também está recebendo investimentos de R$ 2 milhões para ser ampliada.

Paulo afirma que o frigorífico de Tupã, onde são abatidos os suínos, está sendo ampliado e a produção semanal deve ter um aumento de 20%, passando das atuais 70 toneladas/semana, para 90 toneladas/semana a partir de agosto.

A marca Estrela irá ganhar os marinados de suínos. O produto já vem temperado pronto para assar e com pouco sal. Segundo o executivo, desse modo o comprador pode acrescentar o sal a seu gosto. A produção inicial será de 20 toneladas por semana e contará com costela e cortes especiais de suínos. “Nós separamos as peças dos suínos como se faz com os bovinos, tendo a picanha, maminha, coxão mole, entre outros. É um novo segmento no mercado, onde as grandes têm apenas os cortes convencionais, por isso não teremos concorrência”.

Hoje, 95% da linha de embutidos tem como destino o mercado interno, em especial as salsichas. O restante é embarcado para países da África.