Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ecologicamente correta

Processo de galvanização dá prêmio de ecologia para Kepler Weber.

Da Redação 04/10/2002 – O Grupo Kepler Weber, de Panambi (RS), conquistou o 10o. Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Controle da Poluição Máquinas e Equipamentos, com o case “A Galvanização se Associa à Natureza”. Ao investir em uma unidade de galvanização própria com processo de zincagem a quente, a empresa, que figura entre os três maiores fabricantes de silos do mundo, tinha pelo menos dois grandes objetivos: um empresarial, buscando maior eficiência e produtividade na fabricação de silos para armazenamento, outro de preservação da natureza, através do crescimento sustentado da atividade a partir de uma unidade junto ao complexo industrial que eliminasse o risco de danos futuros ao meio ambiente. O resultado do projeto é surpreendente: as estações de tratamento estão ativas e preparadas para suportar a recepção de resíduos para os próximos 20 anos tendo sido projetadas para a reciclagem completa dos resíduos tanto biológicos quanto químicos.

A unidade de galvanização própria foi inaugurada em junho deste ano. A planta, totalmente enquadrada nas rigorosas exigências ambientais internacionais, ocupa 5.300 m dentro do complexo industrial da Companhia, que totaliza 40 mil m. Os investimentos exigiram R$ 9 milhões, envolvendo obras civis, equipamentos e o sistema de controle de segurança e preservação do meio ambiente. A nova unidade foi projetada para uma capacidade total de imersão de 5.500 toneladas/mês.

Nessa décima edição do Prêmio Expressão de Ecologia, a Editora Expressão recebeu 158 inscrições de empresas, instituições públicas e organizações não-governamentais. Os cases vencedores serão retratados na Revista Expressão de novembro. A tradicional edição de ecologia mostrará a situação ambiental do Sul do País, como tem ocorrido todos os anos. O evento de premiação será realizado no final da segunda quinzena de novembro, na sede da Federação da Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis (SC).