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Perdigão é a primeira empresa a exportar carne de aves para o Canadá

A abertura do mercado canadense atesta a qualidade dos produtos brasileiros.

Redação AI 16/10/2002 – A Perdigão sai na frente e inicia as exportações de carne de aves para o mercado canadense. O primeiro embarque de produtos está marcado para o próximo dia 19. Serão enviadas 25 toneladas de peito de frango em metades, sem pele e sem osso, que sairão do Porto de Itajaí (SC). A expectativa da empresa é obter um substancial crescimento nas exportações para aquele país em 2003.

Embora os volumes previstos sejam pequenos em relação aos destinados à Europa um dos principais importadores do Brasil, a abertura de mercado canadense atesta a qualidade dos produtos brasileiros. Ao mesmo tempo, reconhece a capacidade da empresa nacional em cumprir todos os tipos de exigências sanitárias estabelecidas pelos países importadores.

A importação de frango no Canadá baseia-se em sistema de quotas, ou seja, o mercado tem permissão para importar 7,5% da produção nacional. Para 2002, o total de importação local poderia atingir cerca de 70 mil toneladas de frango, considerando-se dados referentes a 2001. Até o último mês de agosto, já haviam sido importados 38 mil toneladas (o ano fiscal canadense fechará em março de 2003).

A Perdigão está exportando diretamente para os grandes produtores canadenses, que fazem a distribuição ao varejo. O plano da empresa é investir nessa parceria sem intermediários e ampliar, a médio prazo, o mix do itens exportados, incluindo produtos processados e cozidos.

Os principais exportadores para o Canadá são os Estados Unidos, que respondem por cerca de 90% dos volumes, e a Tailândia, que embarca somente frango cozido. Os Estados Unidos são beneficiados por diversos fatores em relação aos demais países: proximidade geográfica, tradição na atuação nesse mercado, acordo Nafta e agilidade na entrega dos produtos, que são resfriados. No caso do Brasil, os produtos são congelados e demandam manejo diferenciado por parte dos canadenses.

A assinatura do acordo comercial entre Brasil e Canadá aconteceu em agosto de 2002, mas o trabalho da Perdigão em prospecção começou muito antes. Foram levantados todos os detalhes do mercado canadense, que se caracteriza pela exigência e controle, além de maturidade e profissionalismo.

O trabalho da empresa para atender às exigências daquele mercado contou com a participação de vários departamentos, entre eles o Centro de Tecnologia (CETEC), que trabalhou no sentido de atender às especificações dos manuais encaminhados pelos clientes. O mercado canadense é bastante peculiar e muitos dos produtos não faziam parte do mix usual exportado pela Perdigão.