Redação AI 09/12/2002 – Além da decisão de retomar as importações de carne bovina do Estado de Mato Grosso do Sul, ainda nesta semana, o governo chileno também se comprometeu a reabrir as importações de aves brasileiras no próximo ano.
Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Luiz Carlos de Oliveira, há cerca de 12 anos o Chile impõe restrições à importação de carnes de aves do Brasil sendo que, no entanto, os principais estados produtores (RS, SC, PR, SP, MG, GO, MS e MT, além do Distrito Federal) fazem parte da área livre da doença de newcastle, principal problema sanitário da avicultura.
Diante da argumentação brasileira, as autoridades chilenas comprometeram-se a retomar, a partir de março próximo, após a apresentação pelo Brasil de inquérito sorológico, o comércio de aves e seus produtos.
O Mapa obteve também das autoridades chilenas o compromisso de reavaliar a habilitação de Santa Catarina para exportação de carne suína, já que o Estado é reconhecido nacionalmente como livre da febre aftosa sem vacinação.