Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

30 anos de ACSURS

Apesar da crise, temos o que comemorar. Veja a mensagem de Gilberto M. da Silva, presidente da Acsurs.

Redação 13/12/2002 – A ACSURS agora é uma trintona! Neste final de ano a Associação de Criadores de Suínos do RS completa três décadas de trabalho em prol dos interesses técnicos e políticos dos suinocultores gaúchos.

Desde 72 até hoje muitas atividades foram desenvolvidas pelas diversas equipes diretivas que atuaram na ACSURS. Todas primaram pela busca de informações para orientar os suinocultores no sentido de inovar continuamente no uso de técnicas de manejo, instalações e genética.

A ACSURS tem uma importante contribuição no melhoramento genético do rebanho suíno gaúcho, através dos serviços que presta de registro genealógico e com a Central de Inseminação Artificial (CIAS/Estrela). Estima-se que, atualmente, 50% do rebanho existente no RS seja resultado da técnica de inseminação artificial. Na sua trajetória histórica, a ACSURS também já intermediou a aquisição de animais europeus.


O apoio constante a eventos técnicos e políticos como o Dia do Porco, o Salão da Suinocultura e o Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura tem retratado seu valor no seu resultado: informações atualizadas aos produtores, o que se reflete nas práticas de trabalho destes.

A representatividade política da ACSURS é exercida diariamente pela equipe diretiva, que é incansável na participação de reuniões de decisão para o setor, a nível público municipal, estadual e federal. Questões como meio ambiente, insumos, preços pagos ao produtor e sanidade são aquelas mais recorrentes na pauta de negociações da ACSURS em defesa dos interesses da suinocultura do RS.

Em cada momento histórico o teor das lutas muda. Como marca deste momento, a ACSURS busca o apoio estadual para adequação dos suinocultores às exigências ambientais, reivindica a abertura das fronteiras para a carne suína produzida no Estado, luta pela maior oferta de milho a preços razoáveis aos produtores que vivem uma situação crítica, exige uma investigação parlamentar sobre os ganhos da cadeia produtiva, e realiza protestos públicos como forma de chamar atenção da sociedade sobre a situação da suinocultura gaúcha.

E assim, de luta a luta a ACSURS vai escrevendo a história da suinocultura gaúcha, que ora se torna difícil, quase desesperançada, mas em todos os momentos estamos acompanhados da certeza de que estamos fazendo o que temos e devemos fazer, pois esta é a missão da ACSURS.