Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Paraná lidera exportações de carne de frango no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2023, aproximadamente 1,073 milhão de toneladas de carne de frango foram vendidas para o exterior, representando um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior (956 mil toneladas)

Paraná lidera exportações de carne de frango no primeiro semestre

O estado do Paraná renovou seu próprio recorde e manteve sua ampla liderança nacional nas exportações de carne de frango. No primeiro semestre de 2023, aproximadamente 1,073 milhão de toneladas de carne de frango foram vendidas para o exterior, representando um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior (956 mil toneladas). Esse volume corresponde a 41% de todas as transações brasileiras do produto no mercado internacional. Essa é a primeira vez que o estado ultrapassa a marca de 1 milhão de toneladas nos primeiros seis meses do ano.

Esses dados foram revelados em um estudo realizado pelo Instituto Paraense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), com base em informações sobre a balança comercial brasileira disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Esses números representam a melhor performance do Paraná desde o início da série histórica, em 1997, e marcam o quinto ano consecutivo de crescimento nas exportações de carne de frango no período de janeiro a junho.

As exportações de frango do Paraná representaram quase o dobro do segundo colocado, o estado vizinho de Santa Catarina, que registrou 545,5 mil toneladas (um aumento de 7,44%). O Rio Grande do Sul ficou em terceiro lugar, com 372,7 mil toneladas (uma queda de 1,9%), destacando a importância da região Sul na produção de carne de frango. São Paulo, com 151,4 mil toneladas (+17%), e Goiás, com 120,4 mil toneladas (+30,8%), completam a lista dos principais exportadores.

Essas negociações resultaram em um valor total de US$ 1.937.444.604. Em comparação, há vinte anos, no mesmo período, o frango movimentava US$ 203.523.859.