Celso Carrer na cerimônia de abertura do Americavestruz
Redação AI 08/11/01 – Cerca de 300 pessoas estiveram terça-feira (06/11) no salão do The Royal Palm Plaza, em Campinas, para a abertura oficial do Americavestruz 2001. Entre os presentes estavam o delegado federal de São Paulo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sérgio Jardim, e Antonio Teixeira, representando o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo.
A abertura foi feita pelo presidente da Associação dos Criadores de Avestruz (ACAB), Celso Carrer, que destacou a importância da união de todo o segmento em torno do evento e da própria organização da estrutiocultura no Brasil. Teixeira, que representou o secretário de agricultura do Estado, lembrou que viu as primeiras avestruzes chegarem a São Paulo. “E hoje já se tem um plantel de 50 mil aves”.
Sérgio Jardim, delegado federal de São Paulo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ressaltou a pujança com que a ACAB vem tratando do negócio avestruz. Lembrou que a criação começou há pouco mais de cinco anos no Brasil e, mesmo com tão pouco tempo, já chamou a atenção dos criadores do resto do mundo, a ponto de trazer o Congresso Mundial para o País.
Avestruz em pauta – O Americavestruz é organizado pela ACAB e engloba o 2 Congresso Brasileiro, o 9 Congresso Mundial, o 1 Leilão e a 1 Exposição Nacional de Avestruz. O evento acontece em Campinas, até esta sexta-feira (09/11) com palestras técnicas e feira de exposição, e em São Paulo nos dias 10 e 11. Na capital, será realizada a exposição dos animais no Parque da Água Branca, que deve chamar bastante a atenção dos interessados pelo setor, principalmente por causa da tradicional corrida de avestruzes. Os organizadores esperam que cerca de 50 mil pessoas passem pelo local no dois dias da exposição.