Nesta terça-feira (18), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, confirmou que a retomada das exportações de carne de frango de Santa Catarina para o Japão será o principal foco da próxima missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a Tóquio, que ocorrerá na próxima semana. Em uma reunião com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, Fávaro enfatizou que o Brasil continua sendo um dos quatro países no mundo sem influenza aviária de alta patogenicidade em produção comercial.
O Japão adotou recentemente um protocolo mais rigoroso, revisado por diversas nações. Por isso, a retomada das exportações de carne de frango para aquele país tornou-se a principal prioridade dessa missão, uma vez que o Brasil mantém altos padrões de garantia de sanidade.
O governador de Santa Catarina destacou a preocupação do estado com a importância da produção de carne aviária para a economia local.
No último sábado (15), foi confirmado um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves domésticas de subsistência em uma propriedade no município de Maracajá (SC). No entanto, é importante ressaltar que a ocorrência dessa infecção em aves silvestres e aves de subsistência não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP, conforme o Código Sanitário de Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Apesar disso, o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) decidiu suspender temporariamente a importação de aves vivas e carne de aves do Estado de Santa Catarina até receber informações detalhadas sobre o caso, conforme solicitado pelo Mapa.
O Ministério da Agricultura já forneceu os esclarecimentos necessários e continua trabalhando para minimizar o impacto das restrições aos exportadores brasileiros. O objetivo é assegurar a retomada segura das exportações de carne de frango para o Japão, mantendo a confiança no padrão de sanidade do produto brasileiro.