O boletim de monitoramento agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que as chuvas ocorridas nos Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia beneficiaram a produção de milho terceira safra e feijão na região. No Sul do país, as chuvas também foram favoráveis para o milho segunda safra em estágio reprodutivo, além de impactarem positivamente o desenvolvimento do trigo.
Os técnicos da Conab realizaram o levantamento entre 1º e 21 de julho e observaram os maiores acumulados de chuva no extremo norte do país. Por outro lado, o Centro-Oeste, Sudeste e a região Matopiba apresentaram volumes reduzidos e tempo seco, o que foi favorável para a maturação e colheita do milho segunda safra e do algodão.
O inverno tem sido mais ameno na maior parte do país, embora tenham sido registradas geadas de fraca a forte intensidade, principalmente no Rio Grande do Sul. No entanto, não foram observados danos significativos nas lavouras de trigo, e há bom desenvolvimento das lavouras nos principais Estados produtores. A colheita do milho de segunda safra também está evoluindo bem, com expectativa de boa produtividade.