De acordo com os dados publicados no Diário Oficial da União (DOU), e divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta sexta-feira (28), os produtores de milho terão até R$250 milhões em subvenção econômica.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi autorizada pelo Mapa e pelo Ministério do Planejamento para realizar leilões. O objetivo da operação é garantir o preço mínimo aos agricultores e o abastecimento das regiões deficitárias, considerando o custo alternativo de importação.
De acordo com o Mapa, a subvenção será para três milhões de toneladas, das safras 2008/2009 e 2009. Serão contemplados os produtores e cooperativas dos estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rondônia, Tocantins e do Distrito Federal.
Bahia- Com a interferência decisiva da Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), a Bahia finalmente volta a participar dos leilões de subvenção ao milho.
O vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sérgio Pitt, juntamente com outras lideranças do agronegócio regional, empreendeu uma série de visitas aos ministérios em Brasília e secretarias em Salvador. “Ae a Bahia ficasse sem subvenção, enquanto os outros estados produtores gozam do benefício, o Wstado deixa de ser competitivo e terá sérios prejuízos”, disse.
– Com informações do Mapa e da Agripress.