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Comércio Internacional

Missão Brasil-Turquia

País visita turcos em busca de oportunidades para investimentos. Uzbequistão e Cazaquistão fazem parte da ação brasileira.

Missão Brasil-Turquia

O governo da Turquia quer ampliar a relação comercial com o Brasil e incentiva novos investimentos brasileiros no país. A afirmação foi feita hoje (28/9), em Istambul, pelo ministro de Comércio Exterior, Kürsad Tüzmen, durante a abertura oficial da Missão Comercial à Turquia, Uzbequistão e Cazaquistão, chefiada pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho.

Primeiro país visitado pela delegação brasileira – formada por representantes do governo e de 28 empresas–, a Turquia é dona da 15º maior economia do mundo e negocia a entrada na União Européia (UE). Segundo Tüzmen, assim como o Brasil, o país reagiu “muito satisfatoriamente” à crise mundial e espera manter o crescimento econômico verificado nos últimos anos.

Segundo números do governo turco, o país exportou US$ 132 bilhões em 2008, número que representa aumento de 179% em relação ao resultado de 2003. No mesmo período comparativo, o Produto Interno Bruto (PIB) do país aumentou 143%, chegando a US$ 742 bilhões no ano passado.

Como incentivo aos investimentos no país, o ministro turco ainda destacou a estabilidade política, o ambiente de negócios favorável a investimentos estrangeiros, a proximidade com os mercados da Europa, Ásia Central, Oriente Médio e América do Norte e as potencialidades de crescimento do próprio mercado interno da Turquia.

Investimento no Brasil
Para Ivan Ramalho, há grande interesse do governo brasileiro em aprofundar as relações bilaterais, motivo pelo qual o Brasil vem intensificando sua presença no país. Ele lembrou a visita do presidente brasileiro à Turquia, em maio deste ano, e o evento Turkiye-World Trade Bridge 2009, realizado em junho último, que teve a participação de uma delegação brasileira chefiada por ele e composta por 50 empresários e representantes da Câmara e do Senado brasileiros.

O secretário-executivo também destacou o interesse brasileiro em diversificar a pauta de produtos exportados para a Turquia e a preocupação em recuperar o fluxo do comércio bilateral. “Nos últimos dez anos, a corrente de comércio entre os dois países expandiu-se consideravelmente, registrando aumentos superiores a 20% nos últimos anos e ultrapassando o patamar de US$ 1 bilhão de dólares em 2008, mas esse fluxo caiu 22% em 2009 por causa da crise financeira internacional”, afirmou.

Ao mesmo tempo em que destacou as potencialidades do mercado turco, o secretário enfatizou as oportunidades de negócios no Brasil para empresas e investidores da Turquia. De acordo com ele, o ambiente de negócios é favorável para a captação de investimentos e transações comerciais, havendo, inclusive, programa e ações do governo brasileiro que incrementam o interesse por investimentos no Brasil.

Além do secretário-executivo do MDIC e do ministro de Comércio Exterior da Turquia, também participaram do encontro o embaixador do Brasil no país, Marcelo Jardim; o gerente do Centro de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), na Alemanha, Alex Figueiredo; o “chairman” da Confederação de Negócios e Industriais da Turquia (Tuskon), Rizanur Meral, demais representantes dos governos e empresários dos dois países.

Encontros de negócios
Na parte da tarde, a Apex-Brasil e a Tuskon realizaram encontros de negócios entre empresários turcos e representantes das 28 empresas brasileiras que participam da missão comercial. Integram o grupo, representantes dos setores de alimentos, produtos químicos, automóveis, móveis, aviação, máquinas agrícolas, bebidas, esportes, couro e calçado.
A delegação brasileira permanece em Istambul até esta terça-feira (30/9), quando prosseguirá para Tashkent (Uzbequistão) e Astana (Cazaquistão). A missão comercial brasileira termina no dia 2 de outubro.