Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PEP

Leilões do milho

Conab retoma comercialização do cereal e faz mais uma oferta de Mato Grosso, informa o Ministério da Agricultura.

Leilões do milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai leiloar no dia 20 mais 590 mil toneladas de milho da safra 09/10 de Mato Grosso. A confirmação foi feita na última quinta-feira, em Brasília, por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ao presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Glauber Silveira. Mais uma vez o pedido da entidade foi aprovado.

“Continuamos conversando com o governo federal para ver a possibilidade de serem feitas mais duas ofertas públicas, pois ainda temos uma quantidade de milho a ser escoada”, pondera Glauber. No documento, a Conab manteve a distribuição por regiões aplicada nos leilões anteriores. A região norte colocará à venda 220 mil/t, a região médio norte 270 mil/t e a sul, 100 mil/t.

PEP – O Prêmio para Escoamento de Produto garante ao produtor o preço mínimo. O governo concede o prêmio ao comprador que paga ao produtor, pelo menos, o preço mínimo e que encaminhe o produto para uma região pré-determinada, de acordo com as necessidades de abastecimento do País. Com esse mecanismo, o governo pode conduzir uma política de complemento do abastecimento para regiões com déficit nesta área e melhorar a distribuição dos produtos agrícolas, sem necessidade de comprá-los, desonerando o governo da obrigatoriedade de adquirir o produto.

Confira a tabela com o preço mínimo do milho por região.