Foi carregado e batido no dia 16 de outubro o primeiro lote de frangos em condomínio de cooperados da Coasul Cooperativa Agroindustrial. Este é o 6º carregamento da cooperativa e foi realizado no município de São Jorge D´Oeste, na propriedade de um dos associados, Amarildo Kaster. Este também é o primeiro lote de aves do município abatido em parceria pela Coopavel em Cascavel (PR).
O carregamento começou às 6h com término as 16h, somando um total de 34.062 aves, divididas em seis cargas: 3 com 6.075, 2 com 5.400 e uma com 5.037. Os frangos foram alojados no dia primeiro de setembro e batidos então com 45 dias. Segundo o responsável pela logística do fomento avícola, Silviomar Luís Savi, este foi o primeiro lote com frangos da linhagem Ross e a expectativa é para um peso médio de 2,75 Kg.
O aviário tem 150X16 metros e foi construído em condomínio por quatro irmãos: Lairto Kaster, Laércio Kaster, Amarildo Kaster e Altamir Kaster. Este é um dos diferenciais no projeto avícola da Coasul, quando pequenos produtores podem se unir e assim construir somente um aviário. O Diretor-presidente da Coasul, Sr. Paulino Capelin Fachin, explica que dessa forma os custos são menores para os produtores, já que a construção é só uma. “Somente um dos sócios irá cuidar do aviário, assim, os outros podem ter outras fontes de renda e, além disso, o investimento deles não precisa ser grande se comparado a um só dono”, comenta.
Um dos avicultores, Lairto Kaster, explica que a idéia de trabalhar no ramo surgiu há muitos anos. “Nós queríamos trabalhar com frangos principalmente para utilizar o adubo das aves na lavoura. O adubo químico tem um custo alto. Agora nós pudemos colocar essa idéia em prática e fazer efetivamente ela acontecer”, comemora. Outra vantagem apontada por ele é ser dono do próprio negócio, “não temos que receber ordens”.