A Agência de Segurança Alimentar (FSA, sigla em inglês) e a Agência de Proteção da Saúde (HPA, sigla em inglês) estão investigando um recente aumento do número de casos de um certo tipo de salmonela na Inglaterra e País de Gales.
O aumento de casos da salmonela enteritidis tipo 14b, desde meados de agosto de 2009, foi percebido pela HPA, como parte do programa de acompanhamento de doenças infecciosas. Um total de 443 casos de S. Enteritidis 14b foram detectados esse ano, 137 a mais que em 2008. Um total de 14 grupos de casos estão sendo invesigados para determinar se existe fonte comum de infecção. Um total de 144 casos está associado à esses grupos.
O grupo está sendo associado aos restaurantes e lugares que frequentam para se alimentar. Embora não haja evidências conclusivas, a salmonela do grupo pode estar associada à ovos provenientes de fora do Reino Unido e utilizado nesses estabelecimentos. A possibilidade dos ovos terem vindo da Espanha alertou o governo daquele país, que colabora para investigar o caso.
Entretanto, a FSA soltou um comunicado lembrando as empresas do setor alimentar como cozinhar e preparar ovos com segurança. O programa Alimentos seguros, Melhores negócios (SFBB, sigla em inglês), também está disponível para ajudar empresas a cumprir os regulamentos de higiene alimentar, que foram introduzidos em janeiro de 2006. O livro da SFBB foi traduzid para outras línguas para auxiliar chefes de cozinha, também existem versões para donas de casa.
* Tradução Avicultura Industrial